Visita do ex-campeão paralímpico Gilles de la Bourdonnaye em São José dos Campos

O ex-campeão paralímpico francês, Gilles de la Bourdonnaye, esteve em São Jose dos Campos para promover o tênis de mesa e os valores do esporte.

O atleta paralímpico de tênis de mesa Gilles de la Bourdonnaye encontrou-se pela manhã de sábado com cerca de 100 alunos do Projeto Esperança de mesa com o Profº Mário Bernardo e, no período a tarde, compareceu ao Centro da Juventude, onde compartilhou suas visões e experiências para todos os públicos e a dificuldade da integração de pessoas com deficiências. “Nós podemos acrescentar muito ao mundo empresarial, indo além de nossas deficiências” concluiu Gilles de la Bourdonnaye.

Jogar tênis de mesa com um campeão!
Os alunos se prepararam para receber o jogador profissional de ping-pong, Gilles de la Bourdonnaye – Gilles falou sobre a sua experiência. “Eu faço tudo com o meu braço esquerdo”, disse aos alunos, que ficaram curiosos para saber como ele conseguiu vencer a deficiência. “Quanto maiores as limitações, mais energia temos que ter”, disparou o francês, que hoje mora em Florianópolis, onde é diretor da Aliança Francesa.

“Nasci sem deficiência física, mas ao 3 anos de idade sofri um acidente no elevador e fui com os meus pais morar em outro pais”, contou o atleta poliglota, que além de falar francês e português, fala espanhol, inglês e chinês.

“Em Dakar, a cidade onde eu nasci, comecei a jogar tênis para ganhar do meu irmão, depois que ganhei do meu irmão quis ganhar do meu professor e foi assim que cheguei a ser campeão paralímpico”.

Veja algumas fotos da visita: