Por meio da Aliança Francesa, você pode realizar variados testes e exames para certificar sua capacidade e nível linguístico em francês. Essas provas, para adultos, jovens e crianças, avaliam o conhecimento do idioma para atividades como fazer intercâmbio; candidatar-se a bolsas de estudo; trabalhar em empresas nacionais e estrangeiras nas quais se fale francês; migrar para a França, Québec ou outro país francófono; incrementar o currículo; entre outros.

A exigência de um certificado de proficiência na língua francesa é feita para interessados em estudar em colégios ou universidades no exterior e para candidatos a vagas em algumas empresas brasileiras e internacionais que utilizam o idioma no dia-a-dia.

Os diplomas de cursos convencionais do Brasil nem sempre valem para quem quer fazer um mestrado ou doutorado em um país francófono, podendo ser necessário um certificado reconhecido internacionalmente.

Em alguns casos de migração para países francófonos é obrigatória a apresentação de determinados certificados de proficiência na língua.

Além disso, alguns profissionais fazem os exames para incrementar seus currículos.

EXAME O QUE É DIPLOMA

DELF / DALF

DELF: Diplôme d’Études en Langue Française
(Diploma de Estudos em Língua Francesa)

DALF: Diplôme Approfondi de Langue Française
(Diploma Aprofundado de Língua Francesa)

Diplomas oficiais do Ministério da Educação Nacional francês para certificar as competências em francês dos candidatos estrangeiros.Os certificados são reconhecidos internacionalmente e podem ser obtidos com fins apenas pessoais ou de estudo, trabalho ou imigração para um país francófono.

Os diplomas DELF / DALF não têm prazo de validade.

DELF
A1
DELF
A2
DELF B1
DELF B2
DALF C1
DALF C2

DELF Pro

Diplôme d’Études en Langue Française – Version Professionel
(Diploma de Estudos em Língua Francesa – Versão Profissional)

O DELF Pro corresponde à versão profissional do DELF, o Diploma de Estudos de Língua Francesa, concedido pelo Ministério da Educação Nacional francês, e é destinado ao público que tem como objetivo a promoção ou a inserção profissional no meio francófono.

Os diplomas DELF / DALF não têm prazo de validade.

DELF Pro A1
DELF Pro A2
DELF Pro B1
DELF Pro B2

DELF Prim

Diplôme d’Études en Langue Française – Version Premier
(Diploma de Estudos de Língua Francesa – Versão Primário)

O DELF Prim é a versão infantil do DELF, o Diploma de Estudos de Língua Francesa, concedido pelo Ministério da Educação Nacional francês, e serve para que crianças entre 8 e 12 anos possam certificar suas competências linguísticas.

Os diplomas DELF / DALF não têm prazo de validade.

DELF Prim A1
DELF Prim A2

DELF Scolaire

Diplôme d’Études en Langue Française – Version Scolaire
(Diploma de Estudos de Língua Francesa – Versão Escolar)

Diploma de Estudos de Língua Francesa do Ministério da Educação Nacional francês destinado exclusivamente a estudantes de escolas conveniadas.

Os diplomas DELF / DALF não têm prazo de validade.

DELF A1
DELF A2
DELF B1
DELF B2

CAPES CNPq

Teste de proficiência em língua francesa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

A Embaixada da França no Brasil e a Delegação Geral da Aliança Francesa no Brasil organizam o teste em parceria com a CAPES e o CNPq para atestar o nível de francês de candidatos à bolsas de estudo na França, em programas de mobilidade para pós graduações.

Válido por um ano.

DFP’s da CCIP

Diplômes de Français Professionnel
(Diplomas de Francês Profissional)

Os DFP’s são exames práticos da Câmara de Comércio e Indústria de Paris, que testam as habilidades de comunicação oral e escrita específicas às principais áreas do mundo profissional: negócios, direito, turismo e hotelaria, secretariado, ciências e tecnologia, saúde e medicina. Não há exigência de idade ou de nível de estudos.

Os diplomas não têm prazo de validade.

DFP A2
DFP B1
DFP Secrétariat B1
DFP Tourisme et Hôtellerie B1
DFP Juridique B2
DFP Affaires B2
DFP Affaires C1

TCF

Test de Connaissance du Français
(Teste de Conhecimento do Francês)

Teste de nível linguístico do Ministério da Educação Nacional francês.É destinado a públicos diversos e, por isso, existe em quatro versões:

TCF Tout Public – para fins pessoais, acadêmicos ou profissionais.
TCF ANF – para os que solicitam a nacionalidade francesa, por casamento ou por naturalização.
TCF DAP – para candidatos ao primeiro ou segundo ano de graduação em uma universidade francesa ou a qualquer nível em uma Escola Nacional Superior de Arquitetura.
TCF Québec – para quem dá entrada num dossiê de imigração junto a um Bureau de Imigração do Québec ou em uma Delegação Geral do Québec.

Válido por dois anos.

TEF

Test d’Evaluation de Français
(Teste de Avaliação de Francês)

Teste de avaliação do nível linguístico criado pela Câmara de Comércio e Indústria de Paris e reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional francês e pelo órgão CIC (Cidadania e Imigração Canadá).Destinado a candidatos cuja língua materna não é o francês e quem têm como objetivo estudar na França, imigrar para um país francófono ou apenas atestar seus conhecimentos por razões pessoais.

Válido por um ano.

Informações sobre estudos na França devem ser solicitadas ao CampusFrance (serviço de informação sobre estudos superiores na França, vinculado aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores): www.bresil.campusfrance.org