A Aliança Francesa é uma associação que foi criada em 1883, em Paris, para difundir a cultura francesa e seus valores fundamentais tendo como veículo o idioma francês. Ela está implantada em 138 países, com 1093 estabelecimentos, todos fundados pela decisão de um comitê local. É desta forma que se exprime o empenho destes países de manter um laço importante com a França por intermédio da Aliança Francesa de Paris que permite a cada associação a utilização de sua marca.

O Ministério das Relações Exteriores da França apóia estas instituições colocando à disposição delas, sob contrato, funcionários públicos franceses, apoiando suas políticas pedagógica e cultural, e participando nos seus investimentos imobiliários.

No Brasil, as Alianças, que já formavam uma rede solidária, estreitaram ainda mais seus laços em 2001 formando, como o próprio país, uma federação. Esta jovem Federação das Alianças Francesas (FEBRAF), sob a presidência do Sr. Pierre-Jean Dossa, dá a esta rede, tão numerosa (69 centros), quanto diversa, a possibilidade de reforçar sua parceria com a Embaixada da França no Brasil.Em São José dos Campos a Associação de Cultura Franco-Brasileira – Aliança Francesa de São José dos Campos, funciona desde 1959 e é reconhecida de utilidade pública.

A Aliança Francesa de São José dos Campos conta com uma equipe pedagógica profissional de alto nível que oferece um aprendizado dinâmico e eficiente, através de métodos atualizados.

Cursos regulares (3 horas semanais) e intensivos “à la carte”
Número de alunos limitado por classe Equipamento de vídeo e som digital em todas as salas
Avaliação e orientação através de um controle continuo
Plantão pedagógico para esclarecimento de dúvidas
Cursos específicos e individuais.

– Cursos de português para estrangeiros